sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Gastronomia

Conheça o Shabu Shabu novo prato servido no Hideki

Shabu Shabu é um prato coletivo, preparado pelos clientes na mesa, numa panela que vem com uma pequena chaminé no meio, cheia de caldo e que fica em cima de um fogareiro. Da cozinha o que sai são os ingredientes crus, cortados no tamanho ideal para serem manuseados, individualmente, com hashis e colocados no caldo Dashi, passados em um dos molhos oferecidos e levados à boca. Tudo rápido! E o nome é proposital onomatopéia japonesa, quando mergulham os ingredientes no caldo - "shabu shabu".

Apesar do Shabu Shabu ser originalmente Chinês, o Japão pós-guerra se apropriou deste prato, através de Kyoto, cidade especializada na alta gastronomia. Por isso, foi aperfeiçoado no sabor, virou um serviço especial para dias de festa. Com o crescente aumento do consumo de carne na Japão este prato se popularizou e há mais de um século entrou para a tradicional culinária nipônica.

Na China, as carnes usadas no Shabu Shabu, que obviamente tinha outro nome, eram principalmente de ovelhas que congeladas por conta do inverno rigoroso, acabavam fatiadas, descongeladas em água quente e temperadas com molho tare na hora do consumo.


Para os japoneses as mudanças já começaram na “água quente”. Ela virou um caldo nutritivo e saboroso - o Dashi: trabalhado com algas marinhas e flocos de peixe seco. A carne de ovelha foi substituída pela bovina e peixes foram ganhando destaque. Tudo é rapidamente cozido e as verduras, os cogumelos, os legumes, o tofu foram inseridos para tornar esta refeição ainda mais completa.

O Shabu Shabu do Sushi Bar e Restaurante Hideki serve duas pessoas e pode ser de carne bovina (R$80,00), de peixe branco ou salmão (R$110,00), com um molho de amendoim e gergelim ou o ponzu, que é à base de shoyo e limão. Em ambos são servidos verduras mistas com os cogumelos shitake e shimeji, tofú e ainda acompanha picles, Gohan e, o sorvete de sobremesa é oferecido como cortesia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário