sábado, 3 de outubro de 2009

Casamento - Convite




Como fazer seu convite de casamento

Uma boa idéia para quem quer economizar é fazer os próprios convites

Que Papel Usar

Você pode comprar convites em branco, como estes. Os chamados papéis especiais são ideais para a ocasião – apesar de mais caros que o sulfite, o visual e a textura são muito mais elegantes. Os mais utilizados para convites são os tipos Vergé e couché nas cores branco, creme e marfim (é mais difícil imprimir em papéis escuros).

Faça testes de impressão com sulfite para avaliar alinhamento, tamanho de letra, disposição de texto etc. Só parta para os papéis especiais quando estiver tudo ok.

Compare preços de papel vergé e outros tipos de papeis especiais

O que escrever

As três principais funções dos convites de casamento, segundo a consultora Vera Simão são:

  • Passar informações necessárias (noivos, data, local, horário…);
  • Indicar o grau de formalidade da festa (para que as pessoas saibam o que usar);
  • e servir de lembrete para os convidados.

O estilo do texto deve combinar com o perfil dos noivos e o tom da festa. Para os tradicionais, cabe a linguagem formal, com números em extenso (em vez de “2008″ , “dois mil e oito”). Para casais descontraídos, o texto segue a linha coloquial (mais informal) e pode até incluir irreverências como “Finalmente vamos casar e você é nosso convidado”.

Seja qual for o estilo, devem constar no convite obrigatoriamente as seguintes informações: nome dos noivos, nome dos pais (se estes forem os anfitriões), data, horário e local da cerimônia e da festa, se houver e endereço dos noivos (dos pais ou dos próprios, para entrega de presentes). Costuma-se usar uma frase romântica no topo. Pode ser um versículo, um poema, um trecho de uma música… O que os noivos quiserem.

Compare preços de livros de poesias

Como enfeitar o envelope

Pequenos detalhes deixam mais gracioso até o convite mais simples. Algumas idéias:

  • Fechar os envelopes com lacres de resina em forma de coração ou com as iniciais dos noivos;
  • Envolver o envelope com uma fita, na horizontal ou na vertical e prender com um laço, um lacre ou um pedaço pequeno de papel com o nome do convidado;
  • Fazer o mesmo com um cordão rústico e, no laço, encaixar algumas flores secas ou um pingente fofo (de metal, plástico, que imite um cristal…).

Compare preços de fitas e pingentes e outros materias de artesanato

Como subscrever o envelope

O tom do convite depende do perfil dos convidados e de seu relacionamento com os noivos.

  • Amigos próximos: podem ser chamados apenas pelo nome, sem pronome de tratamento. A intimidade permite complementos como “Ao querido amigo Fulano de Tal”.
  • Casais solteiros: podem receber convites separados ou apenas um;
  • Casais casados: “Sr. e Sra. Fulano de Tal” ou “Sr. Fulano e Sra. Fulana de Tal”. Para convidar a família toda, “Sr. Fulano de Tal e família”. Se os noivos não conhecem os cônjuges dos convidados, devem escrever “Sr. Fulano de tal e Sr.” ou “Sra. Fulana de Tal e esposo”.

Os nomes podem ser impressos no envelope, mas fica mais elegante se forem escritos à mão. Isso pode ser feito por um membro da família que tenha letra bonita e disposição para ajudar. Canetas do tipo rollerball têm um ótimo resultado. Para convites tradicionais, use tinta preta; tons metálicos ou coloridos estão liberados para os mais modernos, desde que combinem com o estilo e a decoração da festa.

Compare preços de canetas rollerball e envelopes.

Modelos de convite de casamento

Gostou da idéia? Então clique aqui e veja 20 modelos de convite de casamento para download ou baixe um dos modelos básicos abaixo.

Dica: se quiser um convite grande, do tamanho da folha de papel, utilize os modelos “1 por folha”. Se quiser um equivalente a meia folha de papel sulfite, use “2 por folha” – neste caso, atenção na hora de imprimir: clique em “Arquivo”, em “Imprimir”, em “Propriedades” e digite “2″ em “Páginas por folha”. Para cortar os dois convites, não utilizem tesoura; o acabamento fica muito melhor se o corte for feito com guilhotina de papel ou com estilete e régua.

Por: Cíntia Costa

Fonte:(www.planejandoseucasameto.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário