quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Gravidez

Cuidados na Gravidez
Durante a gestação algumas modificações graduais ocorrem no corpo da mulher. Além do crescimento da barriga, o surgimento de varizes, estrias, mudanças nas unhas, cabelo e pele são extremamente comuns. Estranhar o próprio corpo é natural e a mamãe tem que lidar com diferenças gritantes, o que nem sempre é tarefa fácil. As novas ‘curvas’ e os temidos ‘risquinhos’ deixam qualquer mulher inquieta e insatisfeita com o próprio corpo. O que precisa ficar claro é que tudo isso faz parte de um processo. As mais afobadas ou, talvez, as mais vaidosas, muitas vezes descontentes acabam apelando para alguns tratamentos estéticos que podem ser extremamente prejudiciais à saúde do bebê. Portanto, não tome atitudes impulsivas achando que resolverá os ‘defeitinhos’. A chance do efeito ser contrário e prejudicar o desenvolvimento da criança é grande. Para não correr riscos, conheça as contra-indicações de alguns tratamentos:

1. Tintura de cabelo
Procedimento: tintura e/ou coloração dos fios com produtos químicos.
Por que não? A amônia, presente na maioria dos produtos, bem como outras substâncias, pode causar má formação no feto. “A região capilar é bastante vascularizada, o que faz com que as substâncias que compõe os tonalizantes, sejam facilmente absorvidas pelo couro cabeludo, agindo sobre o bebê”, explica a médica Anna Verônica Zicarelli, especialista em medicina estética da Clínica Bellissima (RJ).

2. Terapias intra-dérmicas ou mesoterapia
Procedimento: injeção de substâncias para combater gorduras localizadas e celulites.
Por que não? Ainda não existem estudos que comprovem a ultrapassagem das substâncias químicas pela barreira placentária, mesmo assim, é melhor não arriscar.

3. Peeling
Procedimento: de forma progressiva, estimula por meio de lasers ou de substâncias químicas a regeneração natural dos tecidos, promovendo renovação celular.
Por que não? “Estão completamente proibidos durante a gravidez, mesmo os abrasivos!”, diz Zicarelli. Enquanto os peelings à laser podem estimular contrações uterinas, os químicos contém ácido, substância extremamente prejudicial à formação do feto. Portanto, sinal vermelho!

4. Estimulação russa
Procedimento: feito através de um aparelho que estimula impulsos elétricos aos músculos, a técnica reduz a flacidez.
Por que não? “Tratamentos estéticos elétricos estão cada vez mais na moda, porém não há nada mais arriscado para as gestantes. Os impulsos na região do abdômen estimulam a musculatura uterina que como resposta se contrai, antecipando o parto ou até mesmo provocando um aborto espontâneo” diz o Dr. Roberto Figueiredo, obstetra.

5. Depilação a laser
Procedimento: um feixe de luz altamente concentrado é absorvido pelo pigmento localizado na raiz do pêlo em uma fração de segundos, eliminando os pêlos.
Por que não? O laser, por incidir até a raiz do pêlo, passa por todas as camadas da pele e incide diretamente sobre o bebê. A proximidade à área da barriga pode causar má formação.

6. Rejuvenescimento com toxina botulínica
Procedimento: introdução da toxina na pele para que os músculos sejam paralisados, dando à mulher um ar rejuvenescido.
Por que não? “A corrente sangüínea absorve a toxina, levando-a diretamente para o feto, que não pode ter contato com substâncias químicas, principalmente durante os quatro primeiros meses de gestação, período de formação”, explica o Dr. Figueiredo

Após o término da gravidez, os tratamentos devem continuar suspensos por um período determinado pelo médico. Para a especialista em medicina estética, Dra. Anna, o ideal é evitá-los até o término da amamentação.

Por:Thaís Romanelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário