quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Casamentos - Iluminação

Já há algum tempo eu estava querendo falar sobre iluminação de festas

Bem antes de entrar neste ramo de eventos, eu já era uma fã da iluminação na ambientação de um espaço e, a saber, o quanto ela valoriza uma arquitetura e uma decoração. Por isso mesmo, assim que saí da faculdade fiz um curso de luminotécnica e aprendi muito com a minha especialização na área de arquitetura comercial de lojas.

Iluminação de ambientes
Em eventos ela também é de extrema importância, só que devido à massificação da área, muitos executam sem o mínimo de sensibilidade e técnica.

Iluminar não é somente jogar luz num ambiente e sim analisar antes, o espaço como ele é ao natural e como será o seu projeto para aquele espaço.

Portanto, existem questões de devem ser levantadas antes de você iniciar o seu projeto, como:

1 - Horário do evento (dia ou noite)
Sendo o evento durante o dia em espaço aberto, obviamente você não necessitará de iluminação.

2 - A iluminação natural do espaço (veja se é um ambiente que durante o dia possui claridade ou não)
Se mesmo durante o dia, o salão for fechado e sem iluminação natural, é correto que você contrate uma boa iluminação para o ambiente. Nesse caso, cai nas mesmas regras do evento noturno.

3 - Cores da parede

Se o ambiente possui cor clara ou escura, com paredes claras, a iluminação reflete mais e não há necessidade de tantos pontos de luz. Se o ambiente tiver paredes escuras, o melhor é colocar mais pontos de luz para clarear o ambiente.
O certo é que os espaços de eventos optem por cores neutras, branco ou off white.

4 - Estilo adotado para a decoração
O estilo da decoração é que ditará a iluminação. Não ficará nada harmônico você optar por um estilo rústico e fazer uma iluminação moderna.

5 - Cor da decoração
O ponto chave e final em uma iluminação. Hoje todos falam da iluminação “âmbar” e há certas questões que levanto, pois a iluminação “âmbar” não pode ser usada de maneira descontrolada. O fato de uma cor ter dado certo num certo ambiente e decoração, não significa que ela dê na sua.

A âmbar é a mais usada porque realmente é uma luz quente e que aquece o ambiente, mas existem vários tons dentro da gama de cor “âmbar”, do mais claro ao mais escuro. É nesse ponto que vocês deverão estar atentos e prestar atenção para ver se a cor “âmbar” a ser usada, combinará com a cor escolhida para a sua decoração.

Se a sua decoração for de tons neutros, sem problema usar o âmbar mais forte. Se a sua decoração for em tons terrosos, vermelhos, laranjas e amarelos, use um tom mais claro do âmbar, senão, o efeito nas fotos dessa iluminação será um laranjão geral.

Se na iluminação você quiser jogar a cor da sua iluminação, seja rosa, azul, lilás ou outra, pontue essa cor em pontos estratégicos da ambientação.

Enfim, usem o bom senso, pois como citei acima, iluminação não é somente jogar luz e sim um trabalho que tem que estar harmônico com a decoração e assim o seu estilo.

Por: Janete pimenta decoradora

Nenhum comentário:

Postar um comentário