quarta-feira, 28 de julho de 2010


Serei Padrinho o que vestir

Primeiro: quando se aceita ser padrinho, automaticamente você concorda com as regras do jogo: terá que se vestir como os noivos determinarem e não como você bem quiser. E nem eu tenho voz ativa nesta questão. Quem decide sobre isto são os noivos. Se eles resolverem padronizar, padronizado você estará. Ou se derem alguma “sugestão”, siga à risca. Sem choramingos.

Desta maneira, vocês sempre devem “adressar” as suas questões em relação ao que vestir primeira e segundamente aos noivos. Se ficar decido um determinado outfit… use e pronto. Casamento não é lugar para “invencionismos” e nem para dar o tom da sua personalidade não. Se não quiser seguir as regras do jogo, simples: não aceite ser padrinho, oras. Você não tem obrigação nenhuma de ser padrinho de ninguém. Nem do seu melhor amigo no universo. Recuse, pois se está pensando em inventar justamente nesta hora, estará fazendo de fato um grande favor recusando o convite. Aceitá-lo seria “amiguice” da onça.

Bom, se por um outro lado não houver estipulação de roupa a ser usada, nem padronização nem nada, não se sinta livre para fazer e usar o que bem quiser não. Há regras ainda a serem seguidas: a famosa regra do bom senso e do respeito pela ocasião, conhece? Pois então, em casamentos, normalmente padrinhos devem usar ternos. De manhã e cedo à tardinha ternos claros até poderiam ser usados. Já um terno escuro de padrão liso pode ser usado tanto pela manhã como à tarde e claro à noite, sendo fim de tarde e noite mandatório o uso de terno escuro de padrão liso. Cinza, marinho ou preto. Escolha o seu. Se quiser e a temperatura permitir (ou pedir) pode até usar um colete.

Agora, em todos os casos, recomendo sempre que use camisa branca e uma gravata lisa (ou com no máximo duas cores e bem do tipo festa e não business, porém discreta) na cor que preferir, ou se quiser, no tom do vestido da madrinha que o acompanhará. Não acho que camisas escuras ou mesmo clarinhas do tipo azul, amarela e rosa fiquem bem para a ocasião. As escuras fecham e entristecem demais o altar e as clarinhas podem ficar muito business-like para tal. Elas meio que quebram um pouco a solenidade do evento.

Portanto, fique com a branca. Sempre. Aí não terá dores de cabeça. E não adianta me perguntar ou pedir outras sugestões, pois não darei. Padrinho deve ser discreto, elegante e, sobretudo um coadjuvante. E para mim não há nada mais adequado do que um bom uniforme de padrinho. Deixe o noivo se destacar. A noite ou o dia é dele, não seu.

E isso vale também para uma cerimônia somente no civil, no cartório. Se o noivo for de terno, se for de dia, pode usar um claro, ou se for mais à tardinha, pode usar um médio ou escuro. Se for algo menos formal, pergunte ao noivo o que ele usará e siga pelo mesmo caminho.

Aliás, se quiser saber, terno para casamento é sempre bem-vindo: tanto para padrinhos como para convidados. E se for mais informal a cerimônia, convidados podem até ir sem a gravata. Já o padrinho não deveria.

Agora, se for um casamento não convencional, do tipo na praia e tal, pergunte ao noivo o que ele usará. Se não tiver um look de padrinho estipulado, se vista no mesmo espírito do noivo. Por exemplo, se o noivo decidir usar uma calça e camisa na cor branca, use uma calça bege ou azul marinho e uma camisa branca. Nunca, no entanto se vista mais do que o noivo. Ou use algo na linha ou um pouco abaixo dele, mas só um pouco mesmo como seria o caso de usar terno quando o noivo optar por fraque ou smoking. Por isso é importante perguntar e discutir com ele – o noivo - o que usar. E não comigo.

Bom, mas enfim, só para constar: se ele for de terno, fraque, smoking, dinner jacket ou qualquer roupa formal, é terno com gravata no mínimo para o padrinho.

E se for algo mais informal e inusitado ainda como uma cerimônia à fantasia? Bom, se o noivo for de Batman, vá (mesmo!) de Robin, oras. Aliás, é mais ou menos este o espírito da coisa, seja uma festa à fantasia ou tradicionalíssima. Deu pra sacar?

Em qualquer dos casos, discuta sempre com os noivos o que usar, não comigo. E uma vez decidido o que você vai usar, pergunte a eles se está de bom tom, de acordo com o que eles tinham em mente e sonharam para a ocasião.

E não compliquem, simplifiquem!

E chega de papo sobre padrinhos!


Fonte: Homens Modernos

Um comentário: