segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Informações sobre assessoria de casamento





Assessoria de Casamento

Preciso fazer um desabafo e vou aproveitar que esse domingo o programa Fantástico fez uma matéria relacionada a isso. Para quem não viu, pode ler/ assistir clicando aqui, mas resumindo ocaso, trata-se de casais que planejaram o casamento com carinho e no dia tudo deu errado porque foram enganados por uma assessora de casamentos.
Me desculpem, mas a verdade é que de repente todo mundo resolveu ser assessora de casamento! A pessoa casa e acha que só por ter organizado o seu próprio casamento já tem toda a experiência do mundo, e resolve virar assessora para “ajudar” outras noivas. As vezes nem casada é, mas estava assim sem fazer nada e sempre amou o assunto casamento, então resolve abrir uma empresa e ser assessora.
Vou falar a verdade. É lógico que eu também já quis ser assessora de casamentos. Eu sempre amei organizar festas em geral, amei ter organizado a minha festa e depois quis ser assessora. Mas minha maior preocupação era justamente não ter a imagem de uma “ex-noiva que virou assessora”. O que fiz? Fui APRENDER! Inclusive na época eu me auto intitulava aprendiz, rs. Fiz um curso, comprei todos os livros de casamento e etiqueta do mercado, e como não se aprende apenas na teoria, pedi para uma assessora renomada aqui de SP para ela me dar uma chance de aprender, ver como era. Minha intenção nem era abrir minha empresa, eu teria ficado trabalhando com essa assessora por muito tempo se ela quisesse (ela não quis), eu a admirava e para mim o importante era aprender, ganhar bastante experiência. Participei da assessoria de quatro casamentos, e mesmo com tudo isso, considero que não tenho praticamente experiência nenhuma! Só para constar, há bastante tempo desisti de ser assessora, não me solicitem orçamentos, meu foco é só escrever no blog mesmo.
Para quem quer ser assessora: você será como o mestre numa orquestra, ou seja, precisa entender de tudo um pouco além de ter o respeito de todos que irá reger! Vá fazer cursos, o Senac mesmo tem um monte na categoria eventos. Vá aprender um pouco sobre decoração e iluminação para saber interagir com esses profissionais, e não só reclamar quando algo dá errado. Tenha noções de técnicas de negociação, porque você vai precisar negociar muito com fornecedores e clientes. Prepare seu lado de psicóloga, porque você vai precisar lidar com stress e saia-justa entre famílias. Tenha conhecimento básico de planilhas para ajudar os noivos nos controles e pagamentos. Tenha uma boa rede de fornecedores para poder indicar de acordo com o perfil da festa. E principalmente, tenha experiência, e isso não se ganha do dia para noite. Vá trabalhar como estagiária de eventos numa empresa, ou ser assistente de alguma assessora já experiente, ou mesmo trabalhar num buffet ou empresa de decoração. Para que tudo isso? Simplesmente porque numa festa de casamento tudo tem que ser perfeito naquele dia, sem margens para erro. E imprevistos acontecem. Para resolver estes imprevistos e saber reger com competência todos os outros fornecedores, você vai precisar ter muito jogo de cintura, uma boa rede de contatos, ser pró ativa e muito mais do que você imagina. Eu vou a muitos casamentos e cansei de ver assessoras que mais parecem enfeites reclamantes de tudo o que os outros fornecedores fizeram de errado.
Para as noivas: eu sempre digo que o principal é ter afinidade com a assessora que você vá contratar, afinal ela será sua fada madrinha resolvendo e realizando tudo pra você. Mas não se esqueça de pedir referências, de verificar a experiência desta pessoa/ empresa, de saber a opinião de fornecedores sobre o trabalho dela e assim por diante. Abrir uma empresa ou escrever um blog qualquer um pode fazer, mas cadê a credibilidade dessa pessoa? É isso que vocês precisam pesquisar! Uma boa dica, se você quiser assessora apenas para o dia, é pedir indicações para o buffet ou para o fotógrafo que você já contratou. Normalmente eles conhecem muita gente e sabem quem trabalha bem ou não.

Indicação:
Empresa: Paula Raduan
Cidade: São Paulo
Telefone: 011 2364-1151
Web: http://www.paularaduan.com.br/


Espero que gostem !
 fonte:vestido de noiva

Um comentário:

  1. oi preciso de uns contatos de boas assessoras em SP agradeço.

    email:
    jana..2153@hotmail.com

    ResponderExcluir