domingo, 24 de outubro de 2010

Agradecendo as presenças e os presentes em festas e casamentos

A festa foi linda e só ficaram boas lembranças. Anfitriões felizes com a presença de todos e convidados contentes por terem participado do momento. Quem então deve agradecer a quem pela oportunidade? De acordo com a consultora carioca de etiqueta e marketing pessoal Maria Aparecida Araújo, depende do evento. “Nos jantares, almoços, chás, coquetéis, fondues, que visam o encontro de amigos e seu congraçamento, os convidados bem educados é que devem agradecer no dia seguinte, ou até três dias depois, se possível, enviando flores para os anfitriões, que afinal foram os que ofereceram a gentileza”. Já os anfitriões devem fazer o seu agradecimento quando o objetivo do evento for atrair público por algum motivo, como em vernissages, noites de autógrafos, coquetéis para lançamentos de produtos, inaugurações, conferências e homenagens. “O ideal é mandar imprimir um cartão redigido na terceira pessoa do singular, no caso de uma pessoa ou empresa agradecendo, ou na terceira do plural, no caso de um casal ou mais de uma pessoa agradecendo”, orienta.

Cartões são igualmente boas alternativas para noivos e aniversariantes agradecerem presentes recebidos. “Agradecer presentes é uma regra de boas-maneiras e sempre cai bem!”. A consultora ensina que no cartão deve ser citado o presente recebido, precedido de um elogio. “Algo como, no caso de casamentos: Carla e Lúcio agradecem o belo faqueiro”, depois informando o endereço do casal, para que a pessoa possa ir visita-los em sua nova casa.

E qual modelo de cartão usar, já que as papelarias e gráficas nos oferecem centenas? Siga o tradicional: papel vergê, opaline ou linho, branco ou marfim, letras do tipo manuscritas, impressas ou gravadas em preto, “sem intervenção de moda ou modismos”, frisa a consultora. Não é preciso ir pessoalmente entrega-los ou contratar um serviço de entregas especiais. Postá-los pelo correio não tira o brilho do seu gesto.

Outra dúvida bastante frequente: alguém que não seja o dono da festa pode agradecer? Sim! E aí cabe mais uma orientação valiosa: “no caso de noivos adultos, estes agradecem; no caso de crianças: os pais, e no caso de bodas de ouro, prata ou diamante, os filhos do casal”, resume Maria Aparecida.

Em gratidão

A felicidade dos primeiros dias de casamento pode ser dividida com parentes e amigos próximos, em pequenos jantares ou almoços agradecendo a presença deles no enlace. É agradável e educado. “Não é obrigatório, mas como é uma gentileza a mais, será sempre bem-vinda!”. Claro que esta reunião não pode, nem deve, ter as dimensões da grande festa comemorativa. Para esta ocasião é adequado chamar os mais próximos, que realmente se envolveram durante todo o processo de preparo e realização do evento. “Aqueles que fizerem jus em função da contribuição que deram devem ser os convidados”, alerta. Ainda quando se trata de casamentos, os convidados íntimos que ficaram até o final da festa e colaboraram com a família anfitriã na despedida dos demais, têm méritos para serem agradecidos de forma especial. Para eleves, é válido quem os noivos providenciem uma lembrança, como uma cesta de café da manhã ou flores.



Fonte: “Depois daquela festa”, revista Festaviva. Texto: Mari Carla Polizello

Nenhum comentário:

Postar um comentário