terça-feira, 30 de novembro de 2010

Casamento do Príncipe Willian e Kate Middleton


Casamento de príncipe William e Kate Middleton pode dar prejuízos de até 5,8 bilhões de euros à economia britânica

Festa será entre dois feriados, e comércio pode ficar fechado por até 11 dias



O casamento do príncipe William, em 29 de abril do próximo ano, pode custar caro à economia britânica. Como a data da festa está entre dois feriados, o comércio pode ficar fechado por até 11 dias, o que representaria um prejuízo de 5,8 bilhões de euros (cerca de 13,4 bilhões de reais).
O primeiro-ministro, David Cameron, já anunciou na terça-feira que o dia do enlace de William com a plebeia Kate Middleton será decretado feriado nacional. Como a segunda-feira seguinte já é feriado no país, os trabalhadores já terão ganho quatro dias de folga. No mínimo - porque o fim de semana anterior ao do casamento real é Páscoa, quando os britânicos param também na segunda-feira para comemorar. Isso significa que só haverá atividade econômica durante três dias no período entre 22 de abril e 2 de maio, o que, advertem os empresários, vai prejudicar o comércio.
Segundo Stephen Alambritis, da Federação do Pequeno Comércio, a acumulação de feriados não poderia chegar em pior momento. "Estamos preocupados, sobretudo porque em janeiro deve subir o Imposto sobre o Valor Agregado (IVA), o que poderá reduzir drasticamente o consumo, e muitos esperavam que as vendas na Semana Santa ajudassem a tapar o buraco", destacou ao jornal Daily Telegraph.
Contudo, espera-se que a grande movimentação de turistas ansiosos para acompanhar o surgimento de uma nova princesa amenize um pouco as más previsões. Uma análise recente estima que os visitantes movimentem 1,7 bilhão de reais no país - a maioria de países em desenvolvimento, como Brasil, Índia, e China.

Nenhum comentário:

Postar um comentário