quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Veja as curiosidades


:: A posição dos Noivos
Noiva do lado esquerdo do futuro marido. Assim, o braço direito dele, o que empunhava a espada, ficava livre para que se defendesse de um possível ataque.
:: Alianças
O uso de alianças no terceiro dedo da mão esquerda para selar o matrimônio vem da tradição cristã, do século XI, em que acreditava-se que nesse dedo havia uma veia que ia direto ao coração.
:: Amêndoas
No Brasil, esse não é um hábito muito costumeiro, mas em países como Itália e Portugal, é tradição os familiares comerem amêndoas nas vésperas do casamento e darem aos convidados como lembrancinha no final da festa. Em algumas regiões do nosso País, com forte presença de italianos, as amêndoas também fazem parte da cerimônia do casamento.
:: Chuva de Arroz
A tradição de jogar arroz sobre os noivos no final da cerimônia vem de um ritual chinês. Há mais de 2000 anos antes de Cristo, os chineses já consideravam o grão como símbolo de fartura. Certa vez, um Mandarim poderoso quis provar vida farta e no casamento de sua filha, ordenou que se realizasse uma "chuva" de arroz.
::Flores no caminho
Os antigos acreditavam que flores trariam sorte à vida do casal. Assim, jogavam pétalas no caminho que levava a noiva ao marido. Isso faria com que boa sorte e carinho não faltassem ao casal.
:: Padrinhos
Nem sempre o noivo era capaz, sozinho, de manter a ordem em seu casamento. Assim, convidava um amigo, geralmente um homem forte e corajoso, para ajudá-lo a garantir a segurança na cerimônia e também em eventualidades durante a vida de casado. Isso acabou virando um hábito, e hoje se traduz na figura dos padrinhos.
:: Vestido
A tradição de se vestir especialmente para o dia do casamento vem da Roma Antiga. Mas o vestido branco, clássico até hoje, foi usado pela primeira vez na Inglaterra, pela rainha Vitória em seu casamento com o príncipe Albert. A partir de então, virou moda em toda a Europa.
:: Véu
Cobrir o rosto da noiva durante a cerimônia era um costume dos gregos na antiguidade. Eles acreditavam que isso protegeria a mulher de mau olhado e também dos olhos de outros homens.


fonte: Feira da noiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário