sábado, 3 de outubro de 2009

Casamento - Festa

Com festa ou sem festa, eis a questão


Dar ou não uma festa de casamento?

Se você está com este dilema centenário, é bom pesar direito as coisas antes de se decidir. Qualquer noiva, ou pelo menos a maioria, sonha com uma linda cerimônia e uma megafesta no dia do seu casamento. Mas, quando o orçamento aperta e ela se vê obrigada a escolher entre uma coisa ou outra, o melhor a fazer é colocar tudo na ponta do lápis. Cortar alguns itens pode ser a solução para realizar seu desejo, quase da mesma forma como ele foi imaginado.

Como esta é uma questão bem delicada, relacionei os itens básicos para uma cerimônia e para uma recepção. Veja quais deles cabem dentro de sua verba nupcial.

Os itens básicos de uma cerimônia são:

-Taxa da Igreja;
-Taxa de documentação. Este item inclui despesas com curso de noivos, transferência de paróquia e cartório;
-Decoração floral da igreja. Não esqueça de contar os gastos com buquê e as flores de lapela;
-Música para cerimônia (coral ou eletrônica);
-Foto e/ou vídeo;
-Convites;
-Bem-casados e/ou lembrancinhas. Vale lembrar que é simpático da parte dos noivos oferecer este tipo de recordação mesmo -que não haja festa;
-Carro para levar a noiva;
-Vestido de noiva e acessórios;
-Traje do noivo. Fique atenta, pois muitas lojas dão o traje dos noivos se os padrinhos alugarem suas roupas na mesma loja;
-Alianças;

Os itens básicos para a festa são:

-Para calcular a festa, vale a pena fazer três comparações: bolo e champanhe (sim, pode ser divertido!), coquetel (com ou sem prato quente) e jantar;
-Locação do espaço da festa;
-Bufê;
-Bebidas;
-Bolo. Muitas vezes, o bufê já oferece o bolo;
-Música para festa (ao vivo ou DJ);
-Doces. Afinal, toda festa fica mais gostosa com um bolo, um bem-casado ou uma trufa;
-Locação de móveis (mesas, cadeiras etc.), caso o espaço alugado para a festa não disponha destes mobiliários;
-Caso o bufê não ofereça, locação de utensílios como toalhas, pratos, copos, talheres;

Alguns segredinhos que podem ajudar:


Muitos dos itens necessários para a igreja serão aproveitados para a recepção, sem que haja custo adicional. É o caso dos bem-casados, dos convites, da foto e vídeo, do carro etc.

Depois do trabalho de pesquisa, vale à pena se programar com antecedência. Isso não quer dizer marcar a data e sair contratando tudo, mas sim se programar (fazer uma poupança) para, ao negociar, pagar à vista. Muitos profissionais dão um excelente desconto para o pagamento à vista.

Além disso, é MUITO importante não dizer que você está orçando para um casamento. É claro que você não poderá esconder este detalhe na hora de comprar o vestido de noiva, no cartório ou ao reservar a data na Igreja, mas acredito que fora esses itens, todos os outros têm solução.

Use esses truques:

-Coral, decoração da Igreja: experimente orçar um coral para um casamento. Depois orce o MESMO coral para uma missa de sétimo dia ou para uma missa de formatura. Você não vai acreditar como o preço cai!

-Bufê: você não precisa dizer que é para um casamento. Você poderia dizer que o orçamento é para o aniversário da sua tia.

-Foto e vídeo: tudo bem, não dá para dizer que é para missa de sétimo dia, mas você pode falar que é para as bodas de ouro da sua tia avó e que sua mãe te encarregou de fazer todos os orçamentos e contratar os serviços necessários para a festa.

Você pode estar pensando: "Mas, e depois? O que digo ao profissional que orcei, quando for contratá-lo, e ele descobrir que é para um casamento?"

Resposta fácil: se o profissional tiver mesmo a coragem de dizer que o mesmo serviço para casamentos é mais caro, é porque ele não tem ética profissional. Neste caso, este picareta nem deve ser contratado.

E, se depois de tudo isso, você ainda estiver em dúvida entre dar ou não a festa, converse. Converse com seu noivo, com sua família e com uma grande amiga. Ouça, pondere e deixe a decisão para o dia seguinte.

Tenha certeza de que você terá a resposta, ainda que seja no seu íntimo. A melhor escolha será aquela que realmente tocar seu coração e te deixar feliz.

Afinal, a vida é feita de momentos e, quanto mais momentos felizes você tiver, mais alegre sua vida será.

Beijos e até semana que vem. por:Marcia Possik

Nenhum comentário:

Postar um comentário