segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Casamento no campo


Veja sugestões de convites, decoração, cardápio e lembrancinhas para cerimônias ao ar livre

Muito verde, ar puro e o cheiro do mato fazem parte do cenário natural do casamento realizado no campo. O canto dos pássaros e o barulho do vento se misturam às músicas e às bênçãos da cerimônia. O casamento ao ar livre, realizado em chácara ou sítio, possui um cenário diferente das grandes cidades, onde o casal opta por salões fechados ou clubes para a realização do matrimônio.

Foto: Namour Photo

Arranjos nas cadeiras - casamento no campo

Arranjos nas cadeiras ajudam a compor o visual

Na cerimônia campal, cada detalhe faz parte da decoração do ambiente. No campo, a natureza contribui com arranjos naturais e os convidados usufruem de ambientes cercados por muitas árvores, elementos naturais e até mesmo passarinhos.

“Festa no campo é poesia, romantismo, é desejo de aproximação com a natureza e com as nossas origens. Precisa ser bem planejado, bem criterioso e organizado. Desde o início, já no envio dos convites, deve-se muito sutilmente, orientar os convidados quanto ao que deve ou não fazer. Fica a critério dos noivos a solicitação de roupas tradicionais ou caracterizadas”, orientou a decoradora e designer floral Magali Ferreira, da Top Line Flores.

A cerimonialista Masé Nordi, da Madri Cerimonial, deu algumas dicas para o casal que optar pelo casamento ao ar livre. Ela recomendou a contratação de um buffet para evitar imprevistos. Segundo ela, o coquetel deve ser servido assim que os convidados começaram a chegar. Masé disse que o coquetel pode ser ao ar livre, desde que o tempo não esteja chuvoso, muito frio ou muito ensolarado. Para estes casos, o uso de uma área coberta é o mais indicado.

Se o casamento for à noite, a cerimonialista lembrou que a diferença fica por conta da iluminação da área externa. “A decoração do ambiente poderá ser feita com vasos de junco ou de sisal. O que vale é a criatividade para dar um toque final com a cara dos noivos”, falou.

Masé lembrou que os noivos podem escolher um transporte que combine com o estilo do casamento. Carruagem, charrete ou helicóptero são boas opções para as cerimônias diurnas.

Decoração

A decoradora Magali disse que é permitido tudo o que não choque o ambiente a ser decorado e indicou muitas flores, voal, tules, velas, terracotas, cordões verdes, pérgulas, bancos, charretes, porcelanas e todos os elementos que resgatem a nossa origem e traga beleza, alegria e bem-estar. “Eu não costumo indicar uma decoração clean e moderna, com o uso de vidros, poucas flores e formas retas, pois, a arquitetura do ambiente pede um romantismo, uma pureza, uma alegria, uma naturalidade na composição dos arranjos e na decoração do ambiente.

Convites

A cerimonialista recomendou que os noivos saiam do formal e dêem um toque campestre ao convite, usando cor branca ou suave, com ilustrações discretas de flores. “Dê um leve toque de aroma campestre ao convite, sem exagero, para não ficar enjoativo. Para complementar, amarre uma fita de cetim, contrastando com a cor do convite”.

Traje da noiva

Um traje mais romântico com tecidos leves. Essa foi a sugestão de Masé, lembrando que se o casamento for de manhã ou à tarde, o vestido poderá ser abaixo do joelho ou longuete, sem brilho, acompanhado por uma sapatilha. O cabelo deve ficar solto, com algumas flores naturais e véu curto. Para a noite, a aposta da cerimonialista é um longo mais encorpado com um pouco de brilho. Cabelos presos, com flores naturais ou garrinhas e caso a noiva goste, pérolas. “As convidadas podem seguir a mesma linha, usando vestidos com estampas leves para o dia. Se for à noite, um longo cairá muito bem, sem exageros nos brilhos. Em se tratando de campo, pelo tipo de terreno que normalmente se encontra, é recomendado o uso de sandálias baixas”, aconselhou.

Traje do noivo

Um costume para a parte da manhã (calça e paletó em tons claros) e para a noite, terno (calça, colete e paletó) de cor escura. Indicou Masé aos noivos, dizendo que o mesmo se aplica aos convidados. Mas alertou: “Jeans e tênis nem pensar”.

Lembrancinhas

“Os tradicionais bem-casados embrulhados no papel são uma boa pedida. Dê seu toque final colocando uma flor de biscuit ou amarre com fita de tecido com estampa florida, que é bem suave. Ficará lindo”, palpitou a cerimonialista Masé.

Magali indicou vasinhos ou cestinhas floridas com acabamento em juta e ráfia, artesanato, mini-potinhos com compotas, mini-buquês de noivas, docinhos, duendes, fadinhas e anõezinhos. “O que manda é o gosto dos noivos e o que eles querem passar aos seus convidados”, disse.

Cardápio

Masé indicou um brunch para a manhã, que pode ser estendido até à tarde. Para a noite, ela sugeriu um jantar franco americano, de acordo com o número de convidados e serviço de garçons. Ela frisou que a mesa de doces não pode ser esquecida, pois é sempre esperada por todos e faz sucesso.

O banqueteiro João Belezia, que trabalha há 10 anos na área, indicou um menu de brunch para a festa realizada durante a manhã. Sucos exóticos de frutas, sanduichinhos com legumes grelhados, chás gelados, saladas de folhas com frutas e ervas frescas, pratos frios com peixe como truta e salmão defumado, uma massa recheada bem suave como de palmito, uma carne branca como filé de frango orgânico com molho de limão cravo, bastante frutas e sobremesas geladas.

Para a noite, a sugestão do chef é um menu degustação com bastante opções para uma festa mais dinâmica e divertida: miniaturas de pratos clássicos e modernos servidos em diferentes recipientes, taças, copinhos, mini-bowls, panelinhas e colheres de porcelana. A sobremesa continua no mesmo ritmo com mini-porções das receitas preferidas dos noivos. E para finalizar, um café expresso.

Se os noivos preferirem servir petiscos, Belezia indicou salmão marinado em beterraba e wasabi, terrine de foie grãs, lula ao curry sobre farofa de coco, creme aveludado de palmito e ovas, camarão com avocado, gema trufada de codorna, mussarela de búfala com mostarda de Cremona e bruschetta de brie com mel e amêndoas.

“Para o almoço, além dos sucos especiais, recomendo drinks não alcoólicos ou com baixo teor. Uma boa opção de bebida para a festa toda é um vinho rosé servido gelado. Para as lembrancinhas, sugiro os macarrons, que são mais delicados e finos. Oferecidos em caixinhas transparentes, mostrando suas cores ficam muito bem. E para inovar, um vidrinho de azeite especial, o mesmo que foi usado nas receitas, como se fosse um perfume”, recomendou Belezia, que desenvolve cardápios personalizados para casamentos no campo e cobra a partir de R$85 por convidado.

Para finalizar a festa, Magali indicou docinhos caseiros de mamão ou de cidra, compotas de frutas, doces de leite e ambrosia. “Se a festa é no campo, vamos voltar às nossas origens com requinte, beleza, elegância, muita naturalidade e comida gostosa”, finalizou.

fonte: pontodosnoivos

Nenhum comentário:

Postar um comentário