quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Futura princesa dispensa carruagem no casamento e choca britânicos

Imagem Notícias
Ares de modernidade? Medidas de segurança? Alergia a cavalos? A imprensa britânica, fascinada com o casamento do príncipe William com a plebeia Kate Middleton, especulava nesta quinta-feira (6) sobre a mudança de protocolo da noiva, que chegará à Abadia de Westminster de carro, e não de carruagem como manda a tradição.

Os jornais criaram diversas hipóteses, e os muitos especialistas em realeza no país tentam explicar a escolha de Kate de chegar à cerimônia de 29 de abril de automóvel, o que causa estranhamento por mais luxuoso que ela seja.

A mãe de William (a princesa Diana), sua avó (a rainha Elizabeth 2ª) e sua bisavó (a "rainha mãe") usaram carruagem, lembram os historiadores.

O Daily Telegraph citou Dickie Arbiter, ex-secretário particular da rainha, que considerou esta opção "incomum", e a redatora-chefe da Majesty Magazina, Ingrid Seward, que a qualificou de "vergonha absoluta".

Jornalista diz que decisão frustrará milhares

Seward explicou que a decisão frustrará os milhares de curiosos que esperarão ao longo do percurso neste dia, declarado feriado.

- Faz parte da história ver a noiva e seu pai em uma carruagem. Um automóvel não é exatamente o mesmo. Seja por motivos de segurança ou por escolha da noiva.

Jornal aposta em alergia de Kate a cavalos

O Daily Mirror cita a mesma especialista, para quem "a razão poderia ser a alergia provável de Kate a cavalos".

"Ao menos poderá chegar sem se sentir mal", comentou ao Times Hugo Vickers, biógrafo dos Windsor, ressaltando o desconforto da vacilante "carruagem de cristal", construída em 1881 e utilizada nos casamentos reais.

Chegada modesta de plebeia, saída gloriosa de princesa
De acordo com um conselheiro anônimo do casal no Daily Express, Kate "queria uma chegada discreta, compatível com o seu status de srta. Middleton, e uma saída esplendorosa, digna de uma princesa".

Para o Daily Mail, seria uma mistura de "modéstia", modernidade e economia.

Os puristas, entretanto, poderão consolar-se com o percurso entre a Abadia e o Palácio de Buckingham, que os recém-casados realizarão na carruagem, respeitando o "itinerário tradicional".

Nenhum comentário:

Postar um comentário