sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Consumo Consciente no Casamento e na Vida

O consumo consciente é a prática de fazer uso dos recursos para satisfação das necessidades pessoais de forma sustentável, pensando de forma global e levando em consideração o impacto no planeta







Toda vez que você consome algo, seja comprando uma mercadoria, seja utilizando água, alimento, energia etc. você causa algum impacto na sociedade (nas relações sociais, na natureza, na economia). Consumir de forma consciente é fazer uso dos recursos necessários de forma sustentável, ou seja, sem esgotá-los, levando em consideração essa influência no planeta.
A Terra tem uma capacidade natural de renovar seus recursos, como água, alimentos e energia. O problema é que a humanidade, hoje em dia, consome 25% a mais da capacidade de renovação do planeta. Se continuarmos nesse ritmo, estima-se que em menos de 50 anos precisaremos de dois planetas Terra para suprir nossas necessidades. Estamos falando da sua vida, dos seus filhos e netos.
Mesmo como os meios de comunicação atuais, não é possível convencer a todos da importância do consumo consciente. Mas toda jornada começa com pequenos passos. Para mudar o mundo, você pode começar mudando seus hábitos no dia-a-dia. São gestos simples, que podem ser incorporadas e incentivados, mas que farão uma grande diferença. Até mesmo na organização do casamento, a noiva pode agir de forma consciente e sustentável. Veja alguns exemplos:


Consumo Consciente no Dia-a-dia

  • Planeje sempre suas compras. Evite comprar por impulso ou porque o produto está em liquidação. Avalie se você realmente precisa. Leve lista de compras ao supermercado, veja as roupas do armário antes de comprar outras, considere reformar (roupas, móveis, etc.) em vez de adquirir novos.
  • Na hora de comprar eletrodomésticos, compare o consumo de energia elétrica e confira se o produto apresenta o selo Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica) com a tabela de eficiência. Dê preferência a produtos da classe “A” ou mais próximos dela.
  • Na mesa, prefira os produtos orgânicos e naturais.
  • Evite os saquinhos de supermercado, principalmente os que não forem biodegradáveis. Leve sempre uma sacola retornável quando for fazer compras.
  • Muitas vezes, as folhas, cascas e talos dos vegetais possuem grande valor nutricional e podem ser aproveitados em muitas receitas.
  • Frutas e verduras da estação são sempre uma melhor opção, pois costumam ser mais saudáveis e baratos.
  • Separe o lixo seco e reciclável do orgânico, veja se seu condomínio ou bairro possui coleta seletiva.
  • Não compre produtos piratas ou de origem duvidosa. Não incentive o comércio ilegal que, além de ser crime, prejudica a economia.

Consumo Consciente na Organização do Casamento

  • Monte um Check List com foco na sustentabilidade
  • Reduza ao máximo o uso de produtos industrializados.
  • No buffet, opte por produtos naturais (de preferência, orgânicos), como sucos no lugar de refrigerantes, produtos integrais, etc.
  • Na decoração, flores e arranjos naturais, de preferência plantados e não cortados,como vasos de flores, plantas em jarros, etc.
  • Produtos artesanais e reciclados também são uma boa pedida.
  • Exija coleta seletiva de todo lixo produzido no evento.

Em resumo: pense de forma global e sustentável. Veja a sociedade como um todo. As ações de cada um refletem na vida dos demais. Seja agente de mudanças e exemplo de civilidade. Avalie o impacto de seu consumo na economia (inclusive a sua), no meio ambiente e na sociedade. Nosso planetinha azul agradece.


fonte: guia do casamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário